sexta-feira, 9 de outubro de 2009

Um breve resumo "histórico" e ponto de situação

Vou começar por fazer um pequeno ponto da situação, nomeadamente, explicar um pouco em que fase estamos do desenvolvimento, metodologias e tecnologias utilizadas.

O desenvolvimento do WinMax4 foi iniciado há mais de 2 anos quando se começou por avaliar se, de acordo com as solicitações de parceiros, se deveria proceder à migração da base de dados do WinMax3 para SQL Server ou se se deveria na realidade proceder a uma grande migração tecnológia.

Depois de um período de avaliação e ponderação, optou-se por efectuar uma evolução mais drástica e até disruptiva. Devido sobretudo à experiência bastante positiva com o InoxRoom, optou-se por criar de raíz um novo WinMax4, o qual, para além de utilizar uma base de dados SQL Server, seria também web-based.

Em termos de metodologia de desenvolvimento, optamos por utilizar uma metodologia recente e na altura ainda muito pouco conheciada em Portugal, o Scrum. Com a utilização desta metologia pretendemos não só ter um processo de desenvolvimento aplicacional mais rápido, mas também, mais eficaz e reactivo, permitando assim a implementação de funcionalidades de acordo com o grau de importancia para o negócio e não num calendário previamente definido.



Nesta data, estamos no 9º ciclo de desenvolvimento. Estamos a contar ter uma primeira versão para testes em ambientes controlados no 12º ciclo e por volta do 14º ciclo, uma versão pronta para entrar em produção.

Em termos tecnológicos, dada a elevada experiência da equipa de desenvolvimento em tecnologias Microsoft, nomeadamente em Microsoft .NET e aos excelentes resultados obtidos com as aplicações InoxRoom e InoxNet, obtou-se por utilizar:
  • Microsoft Visual Studio .NET 2008 Team System;
  • Linguagem C#;
  • Microsoft SQL Server 2008 (compatível com versão Express);
  • Active Reports para criação de relatórios (inclui editor que pode ser distribuido com a aplicação);
  • XML;
  • HTML;
  • Javascript;
  • Entre outras.